Smartphones já representam 25% do mercado de celulares no Brasil
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O mercado de smartphones cresceu 77% no primeiro semestre deste ano, e passou de 12% para 25% das vendas totais de celulares no Brasil em menos de um ano.
Houve uma época em que, pegando o metrô em São Paulo, era comum ver as pessoas com um Walkman da Sony e fones de ouvido. Com o tempo, eles foram substituídos por MP3 players, iPods e dumbphones que tocavam música e, hoje, já não é nada difícil vermos os smartphones dominando esse cenário.
O Metrô de São Paulo serve quase que como um termômetro tecnológico no Brasil. E os números da pesquisa do IDC não o deixam mentir. Se no primeiro trimestre de 2011 foram vendidos 3,8 milhões de smartphones no país, este ano já foram 6,8 milhões.
E aqueles celulares intermediários, que não são classificados como smartphones mas são quase tão espertinhos quanto eles, como a linha MotoKey da Motorola, também vendera muito. No primeiro semestre de 2012, 40,3% dos celulares vendidos no Brasil se encaixaram nesse categoria.
Com os smartphones ficando mais baratos, como parece ser a tendência com
novos incentivos fiscais do governo, esses consumidores de aparelhos
intermediários possivelmente migrarão para um smartphone no futuro. O
mercado é promissor.
O Brasil já faz parte da seleta lista dos 10 maiores mercados de smartphones do mundo.
E se o ritmo continuar assim, não deve demorar para passarmos Espanha,
Canadá e França - mas isso é trabalho para um analista analisar!
A IDC prevê que, até 2015, as vendas de smartphones representem mais da metade das vendas de celulares no país. Com 256 milhões de linhas
no país, talvez não haja muito espaço para o maior de celulares
crescer, mas com certeza há espaço para as fabricantes lucrarem ainda
mais, com a maior margem que os smartphones oferecem.
Fonte: Folha
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